Vereadores de Rosário aprovam requerimentos solicitando explicações de serviços da Prefeitura

0

Os vereadores de Rosário do Catete aprovaram nessa segunda-feira (19) requerimento pedindo explicações sobre os serviços oferecidos na Clínica de Saúde do Município, transporte municipal e outros serviços oriundos da Prefeitura. Na sessão, os parlamentares também parabenizaram funcionários da casa e aos médicos e professores pelas passagens de seus dias.

O vereador da situação, Murilo Meneses (PSC), abriu os trabalhos da noite explicando sua ausência na última sessão plenária. Parabenizou o blogueiro Hélber Rolemberg pela passagem de ano e a todos os médicos pelo seu dia (18 de outubro), em nome do médico Fernando Araújo. Também fez questão de homenagear todos os professores pela passagem do seu dia (15 de outubro) e fez as congratulações ao pároco local, padre Denis, e a todos os envolvidos na organização da Festa da Padroeira do Município. O vereador disse que infelizmente o time de futebol Confiança não conseguiu a vaga para a séria de B do Campeonato Brasileiro, mas que a perda sirva de exemplo para não cometer os mesmos erros em campeonatos futuros.

O vice-presidente da casa, Adelmo de Jesus (PSB), afirmou que o requerimento apresentado por ele não têm cunhos pessoais e que é de sua obrigação representar o legislativo, independente de opiniões alheias. Afirmou que o senhor Genésio vai ter que dar explicações na Casa e que a respeito de Acácia Sobral (vice-prefeita de General Maynard) espera informações sobre seu cargo na Secretaria Municipal de Saúde. Também falou que a coordenação do Hospital Santa Izabel vai ter que vim à Câmara dar explicações sobre o que realmente está acontecendo na instituição e deixar claro para a população a real situação dos serviços oferecidos.

O vereador Everton Oliveira (PT) parabenizou Hélber Rolemberg pela passagem de seu aniversário. Afirmou também que Acácia Sobral já esclareceu que sua função na Secretaria é como estagiária e que não há nada de conflito com a Lei. Disse também que o País sofre com uma crise econômica muito séria e que o maior problema está ligado a conflitos políticos e pela gana ao poder. Disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não tem moral para solicitar a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. Afirmou ainda que o maior prejudicado com essa confusão é o povo pobre, que fica triste e desacreditado com a classe política brasileira. O parlamentar fez questão de afirmar que o desvio das subvenções na Assembleia Legislativa de Sergipe é mais grave que as denúncias do Lava Jato no governo federal.

O representante do povoado Siririzinho, Anderson Santos (PP), afirmou que o vereador Everton Oliveira foi coerente em seu discurso. Afirmou que em relação aos requerimentos, Adelmo de Jesus pode contar com seu voto. Anderson fez uma reclamação em nome dos pais de uma criança do povoado que solicitaram a presença da ambulância à Clínica de Saúde local e foram ironizados pela atendente. O vereador afirmou que a criança estava com febre alta e o que médico que a atendeu afirmou que se demorasse mais a mesma viria a óbito. Encerou seu discurso afirmando que “o que fede em Rosário do Catete não é o aterro da Estre e, sim, a administração municipal”.

O vereador Delson Leão explicou sua ausência na última sessão e agradeceu as orações de todos pela sua mãe. Parabenizou Hélber Rolemberg pela passagem de seu aniversário e disse que é natural que um vereador coloque requerimento pedindo explicações a gestão pública. Lembrou que uma funcionária da Casa foi a Secretaria Municipal de Saúde e quem a atendeu foi Acácia Sobral. Delson questionou o estágio de Acácia e afirmou que ela responsabiliza a Câmara Municipal pelos atrasos acometidos na demanda da Saúde do município. Ele afirmou também que os vereadores não têm nada contra Neto e Acácia e disse que ligou para Clínica de Saúde e ficou sabendo que o médico não se encontrava. O fato aconteceu na manhã de segunda (19). O parlamentar afirmou que o Ministério Público Estadual pediu ao Legislativo que revesse o tempo de concessão para prestação da Empresa Deso em Rosário do Catete, pois a mesma não tem condições de prestar um serviço de qualidade à população local.

O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), parabenizou aos médicos em nome de Dr. Edmar. Também fez questão de lembrar do Dia do Professor e felicitou aos profissionais do magistério. Destacou a Cavalgada do Senhor Joaquim, que aconteceu no domingo (18) e afirmou que apesar da derrota, o Cofiança é atualmente o orgulho do futebol sergipano e que outras oportunidades surgirão para a conquista da vaga na série B do Brasileirão. O presidente foi firme em falar sobre os requerimentos apresentados e afirmou que, apesar de respeitar a todos que fazem a administração municipal, os responsáveis pelos serviços públicos questionados irão ter que comparecer a plenária para dar explicações. Desejou melhoras a dona Consuelo, mãe do vereador Delson Leão, e parabenizou ao blogueiro Hélber Rolemberg pelo seu aniversário. Antes de terminar seu discurso, “Hélhinho” reforçou as reclamações dos demais colegas sobre os serviços oferecidos à comunidade de Siririzinho e disse que é necessário mais atenção com aquela localidade. Encerrou afirmando que, até agora, não recebeu nenhuma manifestação do prefeito com relação aos projetos aprovados, principalmente, ao que se refere à situação dos poceiros.

Ao final da sessão, foram aprovados os seguintes requerimentos com seis votos a favor e dois contra: nº 06/2015 – Importância da mulher na política; nº 07/2015 – Explicações sobre o transporte da Saúde. O requerimento nº 08/2015 – Sobre explicações na gestão pública – também foi colocado em votação e teve cinco a favor e três contra.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta