SPA: Ipesaúde oferece atendimento de urgência e emergência aos beneficiários

0

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Ipesaúde, que fica localizado no Hospital da Polícia Militar (HPM) está disponível para os usuários do plano. Trata-se de uma urgência 24 horas, onde o beneficiário pode fazer atendimentos relacionados à clínica médica, pediatria, ortopedia ou até mesmo algum procedimento cirúrgico.

Segundo Juliana de Araújo Guimarães, supervisora de enfermagem do SPA, os casos que por lá chegam precisam ser analisados o mais rápido possível. A enfermeira disse que o Hospital da Polícia Militar não é necessariamente um prédio voltado para internação. Trata-se de um local para atendimentos de primeiros socorros e posterior liberação do paciente. “A prioridade aqui é verificar o paciente, medicá-lo e liberá-lo assim que possível, de preferência em até 24 horas.”, explicou Juliana. Ainda segundo a profissional caso o paciente tenha algo mais grave, os médicos fazem a internação. Entretanto, como diz respeito a uma urgência, a equipe o encaminha para hospitais de retaguarda tão logo seja possível. “Nossa urgência não funciona como alas de internamento. Quem precisa de um tratamento a longo prazo é transferido para outros hospitais.”, salientou a profissional.

Ampliação

Uma ampliação ainda está sendo discutida pelo corpo diretor da instituição. Entre as melhorias, estará o aumento dos postos de funcionários que atendem os setores de estabilização, poltronas de medicamentos (também conhecida como sala de espera) e enfermarias. “Além de cada profissional ficar no seu devido setor, isso vai facilitar bastante a entrada e saída de funcionários.”, disse a enfermeira. Outro setor é a ala semi-intensiva. Nele são feitos os atendimentos àqueles pacientes mais instáveis, que precisam ser entubados ou que necessitem de aparelhos. “O reflexo dessa ampliação será um atendimento com mais qualidade ao beneficiário do Ipesaúde.”, explicou Juliana.

Enquanto isso algumas recentes melhorias foram implementadas como cirurgião 24 horas, uma pulseira para identificação dos pacientes, dois clínicos gerais que passaram a dividir a tarefa em turnos de 24 horas e a contratação de uma equipe de ultrassom.

Atendimentos

No período de agosto a outubro desse ano foram atendidos 14.039 pacientes na urgência do HPM, dentre eles vários beneficiários do Ipesaúde. Os registros são de atendimentos relacionados a clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia. No mês de agosto foram contabilizados 4.713 atendimentos; seguido de 4.344 em setembro e 4.982 no mês de outubro. O maior registro foi computado na clínica médica: 9.015 nesse período de três meses. A pediatria aparece logo depois com 2.745 atendimentos no mesmo trimestre. Já o menor índice está no total de cirurgias para o mesmo trimestre: 578 procedimentos. (Fonte: SPA/IPESAÚDE).

Da assessoria

Deixe Uma Resposta