Sintest-SE articula criação do Dia da Segurança do Trabalho em Aracaju

0

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe (Sintest-SE) propôs à Câmara Municipal de Aracaju, que o dia 28 de abril seja instituído na capital como o Dia da Segurança do Trabalho. O presidente do Sintest-SE, Sandro Azevedo, esclarece que a proposta tem como objetivo despertar a discussão na sociedade sobre essa grave situação que atinge os trabalhadores, apontando a necessidade de se adotar medidas preventivas que evitem os acidentes de trabalho.

“Pretendemos colocar essa discussão inicialmente aqui em Aracaju, mas buscaremos apoio para que o debate amplie e se transforme em uma proposta estadual. Instituir o 28 de Abril como Dia da Segurança do Trabalho é expor a necessidade urgente de garantir aos trabalhadores condições para que eles exerçam as suas funções com segurança e dignidade”, defende Azevedo.

O presidente do Sintest-SE  lembra que o dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 caracterizou o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Vítimas fatais – “O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos no ano de 1969”,  explica o dirigente sindical.

No início de abril, o Ministério do Trabalho lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), que tem com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A campanha faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho.

Atenção – Para ampliar o debate sobre o assunto, o Sintest-SE também realizará o Abril Verde, nos próximos dias 26 a 28, com uma série de palestras e mesas redonda sobre o tema, na Faculdade Mauricio de Nassau, em Aracaju, sempre das 19h às 21h30min.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta