Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância funcionará 24h em Boquim

0

“Sempre me preocupei em propor o que nós poderíamos realizar. Hoje cumprimos mais um compromisso firmado com a população. Vivi dois mandatos como vereador e passei minha vida levando pessoas para fazer pequenas cirurgias em Aracaju. Pude ver de perto a necessidade de ofertarmos este serviço. Este não é apenas um sonho de Boquim, é meu também. É com muita satisfação que lançamos o Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância, cujo veículo foi adquirido com recursos próprios, e apresentamos a todos vocês o médico cirurgião Dr. José Aparecido, que realizará pequenas cirurgias em Boquim. É dessa forma que estamos administrando, pois devemos pensar em Boquim como cidade grande para não cair no atraso. Pensar no futuro dos nossos filhos e netos. Divido o sucesso de nossas ações com o vice-prefeito Chicão, toda equipe de secretariado e colaboradores que vestem a camisa e se empenham em melhorar a qualidade de vida da população”, disse emocionado o prefeito Eraldo de Andrade durante solenidade que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 6/4, na Clínica de Saúde da Família Dr. Gilberto Carvalho Filho.

O Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância funcionará em regime de atendimento 24h e será executado dentro do Município realizando o deslocamento do paciente com acompanhante até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), podendo ainda realizar o deslocamento para Estância ou Aracaju em casos de transferência regulada pelo médico ou de urgência, como nos casos de parto. A Secretaria de Saúde e Bem Estar disponibilizou o número de telefone 99990-9777 para onde o paciente ligará solicitando o serviço da ambulância que já está funcionando e informou que outra ambulância já está sendo licitada para reforçar o atendimento do Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância. A Secretaria ressalta que este serviço não substitui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que continua atuando em casos de urgência e emergência.

Contratado para realizar pequenas cirurgias Em Boquim na Clínica de Saúde da Família e as cirurgias de média e alta complexidade em Aracaju, no Hospital São José, o médico cirurgião Dr. José Aparecido Batista Cardoso disse estar feliz com a recepção e pronto para atender a comunidade “não apenas em Boquim, mas em todos os lugares em que trabalho. Ouvi atentamente as palavras do prefeito Eraldo e senti o quanto ele é sensível para com as necessidades da população. Desde janeiro quando tivemos nosso primeiro contato percebi o quanto ele pretende fazer de melhorias. Em apenas três meses teve a preocupação de começar essas melhorias pela saúde”.  Natural da Bahia, Dr. José Aparecido contou que chegou a Sergipe com 17 anos para estudar medicina. “Quando cheguei em Aracaju meu primo tinha vindo para Boquim para a Festa da Laranja, sendo o este o primeiro interior de Sergipe que conheci. Não serei apenas um médico cirurgião, serei um amigo, companheiro de vocês e um componente da Equipe de Saúde. Estou à disposição da Equipe do Programa de Saúde da Família e de todos os colegas médicos, enfermeiros. A partir desse momento não deixaremos ninguém sem atendimento cirúrgico. Parabenizo o prefeito pela sensibilidade com as necessidades do povo Boquim”. Após cumprimentar a todos, Dr. José Aparecido iniciou imediatamente o atendimento aos pacientes que já o aguardavam. Vale ressaltar ainda que a contratação do médico cirurgião também partiu da indicação n°37/2017 apresentada na Câmara Municipal de Boquim pelo vereador Fernando Vitório.

O vice-prefeito Chicão Almeida ressaltou que são duas grandes conquistas. “Elas fazem parte do nosso Plano de Governo para que os nossos pacientes tenham dignidade e não precisem ficar pedindo algo que tem direito. Há muito tempo não faziam esse tipo de intervenção. O alcance social é muito grande e tenho certeza que o povo reconhecerá que estamos cumprindo os compromissos assumidos em praça pública. A emoção é nossa”, disse Chicão. A secretária de Saúde, dona Ana Cruz, agradeceu a confiança depositada nela e citou o empenho de toda sua equipe, “do servente ao médico, que vem trabalhando para atender cada vez melhor a população”.  Dona Ana explicou que o atendimento com o médico cirurgião será feito três dias por mês através de encaminhamento. “A população deve procurar as equipes de Saúde da Família e elas irão fazer o encaminhamento para o cirurgião. Com o encaminhamento em mãos o paciente comparece na Clínica de Saúde da Família onde temos uma pessoa que agendará o atendimento com o médico cirurgião. Ele atenderá vinte pessoas em cada dia de atendimento de triagem e dez pessoas no dia dedicado as pequenas cirurgias em Boquim”.

As cirurgias de média e alta complexidade como hérnias de uma forma geral, proctologia, varicocele, hidrocele, períneo e etc. também serão feitas por Dr. José Aparecido, no Hospital São José em Aracaju. Outras cirurgias de média e alta complexidade de áreas específicas, como de cálculo renal, fratura de clavícula e outras, serão direcionadas por ele para atendimento na capital. Presentes à solenidade a primeira dama Josilene Cruz, a esposa do vice-prefeito Napolitânia Vieira, os secretários municipais Luiz da Decon, Jonas Vidal, Luiz Fernando, Genivaldo Menezes e Claudionor Vasconcelos, os vereadores Fernando Vitório, Honorina Fonseca, João Barreto e João Fontes Jr, o diretor do DTTU Alexandre Barbosa, o presidente da Associação Comunitária do Povoado Meia Légua, Serisvaldo Santos, o diretor da Clínica de Saúde da Família José Gildeon, a coordenador da Atenção Básica Katiúscia Emídio, a assessoria jurídica da Saúde advogada Amanda Fontes, a diretora de Vigilância em Saúde Simone Fontes, o coordenador de Vacinas e PSE Kaique Rodrigues, e Eline Gonçalves, coordenadora do CAPS I Braz.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta