Secretaria Municipal da Saúde já remarcou quase 30 mil procedimentos

0

saude“Achei esse mecanismo de confirmação muito bom, pois vem frisar para nós, usuários, a importância de cumprir a data do procedimento. Acredito que dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde vai otimizar o fluxo de atendimento, o que facilitará tanto a vida do  usuário quanto do profissional que trabalha na unidade”, analisou a dona de casa, Jeane Correia Santos Rodrigues.

Desde o último dia 03 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem realizando o procedimento de remarcação de consultas e exames, para pacientes que necessitam de atendimentos médicos ofertados pela Rede Municipal. Até o momento já foram reconfirmados 29.862 processos, o que corresponde a 19% (do total de 157.146 mil procedimentos que compõe a fila de espera na Capital).

De acordo com o secretário em exercício da Secretaria Municipal da Saúde, Luciano Paz, Aracaju vem apresentando altos índices de absenteísmo, que significa a falta no comparecimento aos procedimentos marcados. Em algumas especialidades, estas faltas correspondem a 70% dos casos. Por esse motivo, se faz necessária essa ação de remarcação dos procedimentos.

“A decisão de criarmos esta remarcação dos procedimentos surgiu após a conclusão de uma pesquisa realizada (entre fevereiro e março deste ano), pela Ouvidoria da Saúde de Aracaju. Na ocasião, mapeamos as causas dos nãos comparecimentos aos procedimentos. Todos os gerentes das Unidades de Saúde da Família foram treinados para a realização desta função. Lembrando que a remarcação vai até o dia 31 de agosto, após esse prazo, as remarcações não confirmadas serão automaticamente canceladas”, pontuou Luciano.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Uchôa, o processo de remarcação é simples, porém, necessita que o usuário compareça até uma USF para realizá-lo. “No próprio sistema, onde está registrado o procedimento do cidadão, nós acrescentamos uma nova função para que o gerente faça esta confirmação. A partir daí, o usuário (ou representante deste) informa um número de celular e aguarda em casa, através de mensagem SMS, a confirmação para retornar até a unidade e retirar a guia autorizando o procedimento (com data e local especificados)”, explicou Uchôa.

Horário estendido

Para os cidadãos que não possuem tempo, entre 7h e 17h, o processo de remarcação de procedimentos também poderá ser realizado nas dez USF que funcionam em horário estendido (das 17h às 20h). “Como trabalho durante o dia, vim fazer minha consulta no horário estendido e aproveitei para reconfirmar os exames da minha mãe. Foi simples e rápido, não houve nenhuma dificuldade. Dessa forma evito o cancelamento dos procedimentos”, pontuou a diarista, Aparecida Oliveira.

Confira as USFs que atendem até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dummont).

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro – bairro Santa Maria). Obs.: funciona das 16h às 19h.

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N – Conj. Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes).

USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N – bairro Industrial)

Deixe Uma Resposta