Presidente do TRT comunica à OAB vaga de desembargador

0

Na tarde de ontem, 5, o presidente do TRT da 20ª Região, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, reuniu-se com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Sergipe, Carlos Augusto Nascimento, para entregar o ofício que dispõe sobre a abertura da vaga de desembargador, prevista no inciso I do artigo 115 da Constituição Federal, a ser preenchida por advogado.

Acompanhado do desembargador aposentado João Bosco Santana de Moraes, que, no Tribunal, ocupou a referida vaga por mais de 22 anos, Dr. Fabio Túlio enfatizou a relevância dessa matéria institucional e a importância da OAB, razão pela qual fez questão de entregar pessoalmente o ofício ao presidente da Ordem. Desse modo, comunicou oficialmente a vacância do Quinto Constitucional do TRT20 e solicitou a Dr. Carlos Augusto que adote as providências cabíveis a fim de que a vaga seja a tempo preenchida, na forma da lei e da Constituição. “Gostaria de dar posse ao novo desembargador”, acrescentou Dr. Fabio.

 Na oportunidade, o presidente da Ordem agradeceu a deferência e revelou que a previsão é que a eleição para formação da lista sêxtupla ocorra no início de dezembro, de modo que não se choque com a data da eleição para a direção da OAB/SE, que deve acontecer em novembro. “O Quinto Constitucional representa para a Ordem uma oxigenação do sistema judiciário e também uma democratização, na medida em que, dentro do quadro de magistrados, nós tenhamos um representante da nossa categoria e da sociedade de uma maneira geral”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião na OAB/SE, o diretor-geral do TRT20, Tadeu Nascimento; o vice-presidente da Ordem, Sílvio Costa; a presidente da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas, Roseline Morais; e Flávio Menezes, tesoureiro da OAB/SE.

Na ocasião, Dr. Fabio entregou também, já assinados, os termos de cessão dos espaços do TRT à OAB. “A visita do presidente do Tribunal acompanhado do desembargador aposentado Bosco Moraes muito nos enobrece, na medida em que simboliza a relação respeitosa, de parceria entre o TRT e a OAB, demonstrando sobretudo a sensibilidade e percepção de seu presidente quanto à importância da Ordem como guardiã da Constituição Federal e também enquanto entidade representativa de classe”, declarou Dr. Carlos Augusto.

Lista Sêxtupla

O Quinto Constitucional destina uma vaga de magistrado no Segundo Grau da Justiça do Trabalho a advogados. Com a aposentadoria de Dr. Bosco no último dia 15 de julho, um novo advogado deverá se tornar desembargador por meio de eleição direta entre os próprios advogados.

Segundo o presidente da OAB/SE, será lançado um edital após a aprovação de resolução pelo Conselho Seccional. O edital estabelecerá as regras para inscrição, impugnação, prazos, criação de uma Comissão Eleitoral, entre outros. Haverá também a definição de uma data para candidatos apresentarem suas propostas.

Na eleição, poderão votar todos os advogados aptos, ou seja, regulares com suas obrigações estatutárias, escolhendo seis nomes entre todos os candidatos. A lista sêxtupla segue, então, para o TRT, que, em decisão colegiada, selecionará três nomes para serem encaminhados à Presidência da República, de onde virá o nome escolhido.

Ascom TRT20

Deixe Uma Resposta