Prefeitura mantém ações de monitoramento de ventos e precipitações em toda a cidade

0

A Prefeitura de Aracaju continua monitorando a incidência de chuvas e ventos fortes, em virtude do alerta emitido pela Defesa Civil Municipal na última quarta-feira, dia 22. Desde então, a capital sergipana registrou ventos de até 40 km e precipitações de 4,2 milímetros. Os índices, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, são considerados baixos.

“Os números são leves, não causam grandes transtornos, são totalmente suportáveis pela cidade”, assegura o major. “Para os chamados registrados através do número de emergência, o 199, não houve nenhuma situação de maior gravidade, apenas danos materiais, sem feridos”, completa.

Desde a emissão do alerta, foram registradas oito ocorrências a partir do 199, referentes a avaliação de risco para possíveis quedas de árvores e desabamentos. Todas as demandas foram atendidas pelo órgão municipal. “Mas de quinta para sexta, não houve registros de ocorrências, pois os ventos perderam a força e não houve volume significativo de precipitações”, reforça o coordenador da Defesa Civil.

O alerta de previsão de chuva e ventos fortes segue até às 15h desta sexta, 24, podendo ser mantido ou encerrado a depender dos índices apontados pelos Institutos Meteorológicos. “Ao longo do dia, vamos atuar junto aos Centros de Meteorologia para acompanhar as novas previsões, mas as equipes seguem de sobreaviso e acompanhando as áreas de risco”, reforça.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida, destaca que as equipes da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada. “As ações preventivas foram intensificadas antes mesmo da emissão do alerta. Nossas equipes permanecem atentas às demandas da população”, ressalta o secretário.

No trânsito, não houve alterações. Apenas um semáforo da avenida Adélia Franco foi apagado, mas os técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já estão atuando para resolver o problema. Também há agentes na rua monitorando o tráfego.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém a limpeza e o monitoramento de canais e o trabalho preventivo, assim como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que mantém a limpeza das bocas de lobo e das redes de drenagem e, nesta sexta, 24, atuará nos bairros Jabotiana, Soledade, Centro, Santo Antônio, Farolândia, Santa Maria e Treze de Julho.

Orientações permanecem

A Defesa Civil de Aracaju orienta sobre os cuidados a serem adotados durante a ocorrência de ventos fortes. “Para as pessoas que moram em prédios altos, indicamos que não fiquem próximas às esquadrias. De preferência, afastem as camas das janelas ou estruturas com vidros, pois existem registros de vidros estilhaçados em prédios altos, especialmente na zona Sul”, alerta o coordenador do órgão, Sílvio Prado.

Para os condutores também há formas de prevenir acidentes. “Os carros não devem ficar estacionados próximo das árvores, pois, com os ventos, elas podem ser afetas, com risco de queda. Já ao longo das vias, em trânsito, é importante observar as estruturas de outdoors, que também podem sobre com o impacto dos ventos”, afirma.

Para acionar a Defesa Civil, em situação de emergência, é disponibilizado o número 199, que funciona 24h. Também é possível realizar o cadastro no Serviço de Alerta por SMS 40199. Para isso, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular e inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.

Deixe Uma Resposta