Prefeitura de Aracaju trabalha durante toda a manhã para atender ocorrências causadas pelas chuvas

0

A manhã começou chuvosa nesta segunda-feira, 8, na capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju manteve atenção às áreas de risco e pontos de alagamentos com equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil. Os órgãos atuaram com manutenção e desobstrução das áreas mais afetadas e monitoramento do impacto das chuvas. Com este trabalho foi possível adotar as providências necessárias para diminuir os transtornos causados pelas chuvas.

O volume esperado para todo o dia é de 45mm, conforme informação transmitida por meio do Serviço de Alerta por SMS – 40199, ainda no domingo, 7. De acordo com o monitoramento, às  9h, o acumulado das últimas 12h apontaram 36.6 mm. As equipes se mantiveram em pontos estratégicos para atendimento às demandas que pudessem surgir, assim como para acompanhar a execução de medidas preventivas e paliativas para redução do acúmulo de água.

“A atuação da Prefeitura de Aracaju ocorre de maneira integrada para que a redução de transtornos seja eficiente. Todo o Comitê de Gerenciamento de Crise está de sobreaviso, desde ontem.  Nos mantemos em alerta e buscamos orientar a população quanto aos cuidados a serem adotados durante o período chuvoso”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, houve atuação intensificada na avenida Euclides Figueiredo para sucção da água que ficou acumulada no início da manhã. “Esse é um dos pontos ao qual concedemos mais atenção. As obras para melhoria da localidade estão em andamento e, até que sejam concluídas, monitoramos para adoção de medidas paliativas de maneira a reduzir os transtornos para a população”, destacou.

O coordenador explicou que, no local, há a utilização de uma bomba de sucção para redução da lâmina d’agua. A ação é executada pela Emurb. “Já notamos uma redução expressiva do volume de água”, pontou Sílvio Prado.

Com o pico da maré às 8h30, houve, também, o monitoramento dos canais, que não apresentaram transbordamento. De maneira preventiva, as equipes Emsurb intensificam sua atuação.

O planejamento da Prefeitura de Aracaju refletiu na redução de pontos de alagamentos. O trabalho ocorre de forma permanente como estratégia de redução dos efeitos das chuvas, em todas as áreas da capital. “Estamos à disposição da população, em caso emergências. Para acionar as equipes disponibilizamos o número telefônico 199. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana”, frisou o coordenador da Defesa Civil.

Deixe Uma Resposta