Placas de Evacuação orientam a população sobre área de risco na Zona de Expansão

0
Para orientar moradores em situações de emergência, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, desenvolveu o Plano de Evacuação da Comunidade na Área Industrial da Zona de Expansão de Aracaju (PEC/AIZEA) em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás. O PEC consiste na criação de medidas de segurança, que devem ser adotadas pela população e pelos órgãos envolvidos na evacuação em riscos de explosões que possam ocorrer nos dois polos industriais localizados na Zona de Expansão.
Ao total, 45 placas que sinalizam o percurso de um local seguro foram instaladas em pontos estratégicos em um raio de 1 km, área considerada de máximo impacto de uma possível explosão. A previsão é de que mais 17 novas placas sejam instaladas até o final deste ano. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as placas de evacuação contribuem para o direcionamento de rotas alternativas. “Essas placas têm por objetivo orientar a população em possíveis situações de emergência para que sejam encaminhadas aos pontos de encontro mais próximos de sua região. Por conviverem com as placas todos os dias, essas pessoas já vão saber como proceder nesses casos. Não é uma orientação feita na hora, os moradores já possuem um conhecimento prévio por estarem familiarizados com as placas”, disse.
Atendendo à orientação do Ministério Público Estadual (MPE/SE), as placas estão dispostas em postes, calçadas com o auxílio de barrotes, totens, além de quatro placas que indicam a entrada na área de risco no raio de 1 km. Ao total, cinco tipos de placas são responsáveis por dar às orientações: Rota de Fuga, Ponto de Encontro, Área de Risco, Posto de Comando e Posto Médico Avançado, atuando como zona de triagem para prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas.
O material foi confeccionado pela Petrobras e instalado pela Nacional Gás, empresas geradoras de risco para a região e responsáveis por promover a prevenção. O gestor de Segurança do Trabalho da Nacional Gás, Jair Santos, acredita que a instalação das placas reforçou a responsabilidade com a promoção de segurança para a comunidade. “Isso mostra a responsabilidade socioambiental das empresas junto à comunidade. Essa ação demonstra, inclusive, a preocupação com o desenvolvimento de um trabalho voltado à prevenção, para que, no caso de uma situação emergencial indesejável, estejamos prontos para minimizar os risco”, destacou.
Morador do bairro Atalaia há 50 anos, Arivaldo Chagas, 77, tem a consciência de que mora em uma zona de risco. Para ele, as placas de evacuação oferecem segurança. “Foi ótimo. É uma boa orientação para todo mundo que passa ou mora por aqui. Com essas placas eu já sei qual atitude devo tomar em uma situação de perigo, me sinto protegido”, contou.
Serviços
Além das placas de evacuação, a Defesa Civil de Aracaju conta com outros dispositivos de orientação. Por meio do serviço de alerta da Defesa Civil, o cidadão pode receber mensagens SMS no telefone com informações sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, além de recomendações do órgão. Para receber o alerta e as informações é simples, basta fazer um cadastro enviando um SMS com o CEP da sua cidade para o número 40199. A população também pode entrar em contato com o órgão através do telefone emergencial, 199, com atendimento 24h.
Fonte/PMA

Deixe Uma Resposta