Petrobras realiza treinamentos de colaboradores civis e militares para limpeza de praias

0
Perspectiva da companhia é treinar 1.200 pessoas ao longo de sete dias, cerca de 900 militares já foram treinados

Como parte da atuação ininterrupta no apoio às operações de limpeza do litoral atingido por manchas de óleo, a Petrobras está realizando, desde o dia 7 de novembro, treinamentos de colaboradores, servidores e militares de diversas instituições engajadas no esforço emergencial de resposta em praias, costões rochosos e manguezais. As turmas são integradas por participantes das Forças Armadas (Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), Ibama, ICMBio, órgãos estaduais e secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais. A previsão da Petrobras é capacitar 1.200 civis e militares, em sete dias.

O principal objetivo dos treinamentos é compartilhar informações e instruções técnicas seguras para que os treinados se tornem “multiplicadores de conhecimento” e possam aumentar a precisão de atuação nos locais atingidos pelo óleo. Para isso, a Petrobras já instruiu cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha (Navios Bahia e Atlântico) e outros 200 nas praias onde a companhia está atuando diretamente nas limpezas. As próximas turmas programadas incluem um total de 300 participantes, entre civis e militares.

Para a capacitação dos colaboradores, a Petrobras fornece material didático digital e realiza as instruções presenciais, com foco em questões de segurança, técnicas de intervenção e limpeza manual e mecanizada, e conceitos básicos de gestão emergencial de resíduos. Os treinados também recebem explicações sobre as propriedades físico-químicas de óleos pesados e conceitos de desintegração e decomposição, importantes para definição da melhor estratégia de atuação na limpeza das áreas atingidas.

Os primeiros treinamentos ocorreram em Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia e também a bordo dos navios da Marinha. Os próximos incluirão cidades nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Limpeza contínua

Desde 12 de setembro, a Petrobras já recolheu em torno de 490 toneladas de resíduos das praias do Nordeste. Atualmente, a companhia possui uma equipe com cerca de 200 pessoas e duas embarcações mobilizadas. Mesmo não sendo responsável pelo vazamento do óleo, a Petrobras atende a todas as solicitações do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), participa das ações de planejamento e oferece orientações técnicas para a emergência. Por meio destas ações, a companhia continua colaborando com as autoridades e a sociedade nos trabalhos para preservação e recuperação do meio ambiente.

Deixe Uma Resposta