Petista sai com nota se despedindo da Câmara de Aracaju

0
Com o rompimento político do PT com o prefeito Edvaldo Nogueira mediante decisão de candidatura própria a Prefeito de Aracaju em 2020, o vereador suplente Camilo (PT) deixa a Câmara Municipal de Aracaju com o retorno do vereador Antônio Bittencourt ao Legislativo Municipal.
Ao deixar a Câmara Camilo sai com nota de despedida. Diz a nota:
Após a decisão do PCdoB de retomar o mandato na Câmara Municipal, deixo a condição de vereador da cidade de Aracaju e continuo no ambiente que sempre estive: A luta do povo!
Acredito que a atividade política é a arte de mudar as coisas, de transformar a realidade. Desde criança, nas fileiras do Movimento Sem Terra, aprendi que só a luta muda a vida e essa foi a mensagem que passei para os aracajuanos e aracajuanas durante toda a nossa jornada na Câmara.
Em 2016, devido a difícil conjuntura que o Brasil e a democracia atravessavam, ficou decidido pela nossa candidatura a vereador de Aracaju. Compomos uma coligação com o PCdoB e o PSD, numa condição que mesmo o Partido dos Trabalhadores tendo a maior votação entre os três partidos elegeu apenas um vereador e fiquei como suplente.
Tive a honra de ser durante esse período o vereador mais jovem da Câmara, e com certeza um dos mais atuantes. Em nove meses de mandato, foram mais de 300 proposituras relevantes. Indicações que de alguma forma ajudaram a transformar a vida das pessoas; Projetos de Lei que conectaram a esquerda com novas bandeiras e pautas da sociedade, além de construir o debate na Câmara com audiências públicas e manter o posicionamento de esquerda, transformando a tribuna num espaço de voz ativa, conectada com os interesses da população, defendendo a democracia, o legado do PT e o presidente Lula.
Durante os nove meses de mandato, sempre intermediei reivindicações das categorias que nos procuraram para negociações com o executivo ou sobre Projetos de Lei, assim como deixamos a nossa contribuição na defesa do meio ambiente, quando propomos a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente. Denunciamos o derramamento de óleo no nosso litoral, entregando inclusive a nossa reivindicação nas mãos do presidente do Senado quando esteve em Aracaju, da mesma forma também defendemos as nossas árvores e mangues. Do mesmo modo lutamos incansavelmente na defesa da DESO como patrimônio do povo, reivindicando e intermediando a negociação para a renovação do seu contrato com a PMA, o que impede a sua privatização.
Tenho a honra de ter participado da luta que culminou na assinatura do empréstimo para a construção de mais de mil unidades habitacionais em Aracaju, pois carrego comigo a concepção que a cidade deve ser democrática e acessível para todas e todos, por isso propus a criação da Frente Parlamentar em Defesa da moradia e do direito à cidade.
Propus projetos de lei dos quais muito me orgulho entre eles: inclusão de Alimentos Orgânicos ou de base agroecológica na Merenda Escolar, prevenção a depressão em adolescentes, Proteção às mulheres, Incentivo à agricultura urbana em terrenos ociosos, Distribuição gratuita de absorventes nas escolas, Política Pública para Garantia e Ampliação dos Direitos das Pessoas com autismo, Reciclagem de resíduos sólidos orgânicos, Turismo Pedagógico nas Escolas Municipais, Conscientização sobre a alimentação orgânica e agroecológica, Combate ao superendividamento do consumidor, Incentivo ao plantio de árvores frutíferas de pequeno porte na cidade de Aracaju, Garantia da presença de doulas, Vedação à atribuição de nome de pessoas listadas na comissão nacional da verdade em patrimônio público e Proibição da cobrança de multas aos usuários de estacionamentos.
Agora é necessário construir um novo capítulo na história. De acordo com a conjuntura atual o nosso partido deliberou pela candidatura própria a prefeito de Aracaju. Somos o maior partido de esquerda do Brasil, fizemos o melhor governo da história desse país, elegemos a maior bancada de deputados federais, temos o maior líder popular do Brasil e sem sombra de dúvidas representamos esperança para milhões de brasileiros e brasileiras.

Aqui em Sergipe construímos um legado que precisa ser mencionado. Tivemos em Marcelo Déda o melhor prefeito de Aracaju, que obteve na reeleição a maior votação proporcional do Brasil, obras fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade, além de convocar a população para participar do governo, através da criação do Orçamento Participativo. Quando as elites anunciavam a derrocada do PT, elegemos em 2018 um senador contrariando a fábrica de pesquisas que indicavam a sua derrota; além de reeleger na Câmara federal a principal voz em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

O PT tem o direito de disputar a opinião de Aracaju, de defender o seu legado e escrever a sua História.
Me despeço da Câmara com a certeza de dever cumprido e com muita disposição para os desafios futuros. “Se muito vale o que foi feito, mais vale o que será!”
Ousar lutar, Ousar vencer!

Camilo

Aracaju, 15 de janeiro de 2020.

Deixe Uma Resposta