Perímetro da Cohidro em Canindé tem nova gerência

0

Ontem, 18, cerimônia reunindo agricultores irrigantes, servidores da Empresa e autoridades, empossou Eliane de Moura Moraes como nova gerente do Perímetro Irrigado Califórnia, infraestrutura hidroagrícola do Governo do Estado situada em Canindé de São Francisco e administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). A função agora ocupada pela Advogada e Assistente Social, é a de gerir o polo irrigado e representar regionalmente a Empresa sediada em Aracaju.

Em Canindé, no Alto Sertão Sergipano e 213 km da capital, Eliane Moraes ocupou as funções de secretária municipal de Educação, Bem-Estar Social e novamente Educação, nas gestões dos ex-prefeitos Orlando Andrade e Heleno Silva, respectivamente. No Governo de Sergipe, atuou como secretaria geral da Junta Comercial e coordenadora do Núcleo de Artesanato do Estado. Ela diz que está assumindo o cargo contando com o apoio do secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Esmeraldo Leal; do diretor-presidente José Carlos Felizola e demais diretores da Cohidro.

“É uma responsabilidade enorme, porque eu já vivo aqui há a mais de 30 anos e a gente, mesmo de fora, sabe da importância que o Perímetro Califórnia representa para a economia do município. Então, a responsabilidade é grande e nós estamos ‘tomando pé’, ficando por dentro de tudo. Ainda que eu saiba dessa história, da importância, da geração de renda e emprego para o município, que representa o Projeto. Hoje (19) mesmo é um dia que eu estou aqui em reunião com servidores e também parando, muitas vezes, para receber as pessoas, os irrigantes. Enfim, são algumas particularidades do Projeto e também das dificuldades”, expôs Eliane, ainda professora pós-graduada em Políticas Públicas.

José Carlos Felizola, que no dia da posse teve de se ausentar do Estado para acompanhar um familiar em tratamento de saúde, dá as boas-vindas à casa que preside, fazendo votos de uma gestão frutífera. “Conheço Eliane de longa data, acompanho seu desprendimento nas funções que ocupou nas prefeituras de Canindé e Aracaju, no Governo do Estado e tenho certeza de que fará um bom trabalho. Confio que a Cohidro tem muito a ganhar com a sua proximidade e convivência de 30 anos com a comunidade canindense, principalmente com a parcela rural desta população, já que sua família também atua nessa atividade”, considerou.

O Diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro representou o presidente Felizola no evento. Ele avalia que é importante uma pessoa que saiba transitar nas esferas governamentais e ao mesmo tenha penetração junto aos agricultores irrigantes, além da capacidade de gestão, face às experiências já enfrentadas por Eliane. “Ela terá grandes desafios pela frente, já que o Perímetro Califórnia é muito importante para a economia do município. São obras de recuperação da infraestrutura dos canais de distribuição de água, instalação de 37 novas bombas para irrigação, além da assistência técnica aos produtores”, disse João Quintiliano da Fonseca Neto.

Esmeraldo Leal, parabeniza ao mesmo tempo a Cohidro, pelos seus recém completados 34 anos e a direção da Empresa, pela escolha feita para a gerência em Canindé. “Ontem nós tivemos a posse da primeira mulher a ficar responsável pelo Califórnia, um perímetro que tem uma importância muito grande para Sergipe e, de modo especial, para o município. Isso ficou muito claro nas falas das autoridades, dos trabalhadores e dos beneficiários do projeto.  Uma demonstração de prestígio da Drª. Eliane e da própria Empresa para o município. Então, ficou muito claro esse compromisso dela e da sociedade, em continuar lutando e trabalhando para que a Empresa cumpra seu papel, para que o perímetro continue dando as respostas sociais e econômicas, para o estado de Sergipe”, desejou o secretário.

Presenças

Além do secretário Esmeraldo e do diretor João Fonseca, estiveram no ato de posse o Ouvidor Geral do Estado, Luiz Eduardo Costa, o prefeito Edinaldo Vieira Barros e os secretários municipais de Canindé, Rildo Joaquim Carvalho (Agricultura), Kaká Andrade (Turismo) e o ex-prefeito municipal e superintendente do escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva. Também presentes agricultores que são assistidos pelo Perímetro, funcionários da Cohidro em Canindé e vereadores municipais.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta