O Largo e as Fake News

0

O dano provocado pelas Fake News (notícias falsas multiplicadas através das redes sociais) é indiscutível, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preocupado com o tema, já está se mobilizando para monitorar e combater as Fake News durante as campanhas para as eleições de 2018. Também a Polícia Federal tem se ocupado do tema, e cogita apresentar um projeto de lei para criminalizar tal conduta, pois, à exceção da divulgação de pesquisa falsa, a publicação de notícias falsas na internet não é punida criminalmente.

Em Sergipe, a campanha eleitoral ainda está se desenhando, mas os casos de Fake News ocorrem repetidamente, principalmente contra o governador Jackson Barreto. É o caso das notícias falsas em torno dos custos com a implantação do Largo da Gente Sergipana, no centro de Aracaju, que será inaugurado no dia 17 de março. O boato foi tão forte, a partir de postagens de um conhecido personagem sergipano que já ocupou diversos cargos, mesmo sem ter sucesso nas urnas, que o governo teve que prestar esclarecimentos.

Pode-se concordar ou não com a obra, a prioridade e as representações folclóricas escolhidas. Plantar notícias falsas, no entanto, é crime.

Por Gilvan Manoel

Deixe Uma Resposta