Mais de 20 mil pessoas prestigiam a primeira noite do 11º Arrasta Pé do 18 do Forte    

0

A maior prévia dos festejos juninos da capital sergipana aconteceu na última sexta-feira, 14. O tradicional Arrasta Pé  do 18 do Forte, que integra o Encontro Nordestino de Cultura 2019, levou mais de 20 mil amantes do forró para a Baixa da Cachorrinha, zona norte de Aracaju. A  festa  que tem o patrocínio  da Plamed e apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju  é realizada  pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE),  Governo do Estado e  Ministério do Turismo.

 A presidente da Funcap, Conceição Vieira chegou cedo no evento e falou sobre o Arrasta Pé do 18, que segundo ela é uma festa que já faz parte do calendário de festejos juninos do estado e que cresce a cada ano. “O governo do Estado, apesar de todas as dificuldades, vem realizando o evento com muito sucesso e conta com o apoio do deputado federal Fábio Mitidieri que foi o idealizador da festa e não mede esforços para que o evento seja realizado com essa grandiosidade. Nós entendemos que é importante fortalecer o movimento que nasce no seio da comunidade e é essa parceria, esse comprometimento de todos, que faz o Arrasta Pé do 18 do Forte o maior São João de Bairro de nosso estado” afirmou  Conceição.

O deputado federal Fábio Mitidieri disse que apesar das dificuldades encontradas nas primeiras edições da festa, nunca pensou em desistir e sempre lutou pela valorização sócio cultural de um dos momentos mais importantes para os sergipanos: os festejos juninos. “É muita emoção e muita alegria saber que aquele sonho nosso lá atrás, da zona norte ter um festejo como este – que já é considerado o maior forró de bairro de Sergipe e abrindo as comemorações do mês, é um motivo de muito orgulho. Antigamente as pessoas tinham vergonha e preconceito de vir para a zona norte brincar forró e hoje a zona norte é referência de forró na capital”, ressaltou o parlamentar.

Moradora do bairro 18 do Forte há 37 anos, dona Iraci Santos Silva era uma das mais animadas e estava ao lado das filhas garantindo a melhor visão do palco. Quando questionada sobre o evento ela não poupou  elogios à organização. “Uma festa organizada, que podemos vir com nossa família sem nenhuma preocupação. Parabéns aos organizadores. Amanhã estaremos aqui novamente, com fé em Deus”, informou a doméstica.

Mais de 20 mil pessoas compareceram na primeira noite de festa, o que fez a alegria dos  comerciantes, em destaque para Aloizia dos Santos, conhecida no bairro como “Lulu”. Ela e seus seis irmãos trabalham em uma barraquinha vendendo bebidas e aperitivos no local há cinco anos e  afirmou que o retorno é garantido. “A gente consegue 100% de lucro em uma noite. Eu espero o ano todo por esse evento, pois é com o faturamento desse trabalho que nós conseguimos pagar contas atrasadas e ainda guardar um pouco para as necessidades do dia-a-dia”, comemorou a comerciante.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente no evento destacando a relevância de manter tradições e apoiar eventos como esse. “Esse evento é uma grande realização do Governo do Estado, que tem total apoio da prefeitura. É aqui no 18 do Forte que acontece a abertura dos festejos juninos de Aracaju e essa quantidade de gente e o local onde é realizado, mostra a importância de trabalharmos juntos para que o sucesso do evento seja garantido”, afirmou

A noite começou com a animação da banda sergipana Zuerões do Forró puxado pela cantora Dalila Lima, que fez todo um esquenta para que em seguida Luan Estilizado  botasse todo mundo para dançar. Márcia Felipe foi a terceira a se apresentar e foi uma das mais aguardadas, mas a atração principal foi o cearense Jonas Esticado que encerrou a primeira noite com chave de ouro.

“Estou muito feliz e honrado de participar do Arrasta Pé do 18 do Forte, espero que seja a primeira vez de muitas. Preparamos um show muito especial para a galera e eu tenho certeza que o pessoal vai gostar e a gente vai voltar mais vezes”, disse o cantor Jonas Esticado que levou o público todo a cantar sucessos como “Saudade boa”, “Não era para eu te amar” e “Com amor não se brinca”.

No sábado, 15, a programação seguiu com Xand e Nanda;  Gil Mendes, Cavaleiros do Forró e Solange Almeida encerrando a festa.

Deixe Uma Resposta