Lavínia Aragão assume diretoria da Fundação Estadual de Saúde 

0

Com anos atuação na área da saúde em Sergipe, a psicóloga sanitarista Lavínia Aragão Trigo de Loureiro é a nova diretora – geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), função assumida nos últimos dias. Diante da missão, Lavínia fala da importância do trabalho realizado pelo órgão, que auxilia a secretaria de Estado da Saúde (SES) na operacionalização das políticas de Educação Permanente em Saúde e controle social, com a capacitação permanente dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a diretora as perspectivas à frente da Fundação são positivas. “A Fundação foi criada com o ofício de escola de saúde pública, por isso buscamos dar mais ainda mais credibilidade aos serviços que executamos. Nossa equipe continuará dando assistência ao Estado nos processos formativos, que são constantes”, diz Lavínia.

A diretora explica, ainda, que a Fundação tem um papel estratégico no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde, além da habilitação para servidores. “Temos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Coordenação de Promoção à Saúde, que desenvolve ações voltadas para a Brigada Estadual de Combate ao Aedes aegypti; o Ultra Baixo Volume (UBV) – carros fumacê; além da participação nas ações do Governo. Esses serviços buscam atender à população de forma satisfatória”, contextualiza.

Na Funesa, a equipe liderada por Lavínia executa atividades estratégicas para o fortalecimento da rede estadual de saúde. “Já passei por funções de assessoria e coordenação e, nos últimos três anos, estive à frente da coordenação estadual do Núcleo de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde da SES. Espero que o meu retorno, enquanto servidora do quadro efetivo da Fundação desde 2010, possamos, juntos, solucionar as dificuldades, otimizar e fortalecer esse trabalho, bem como o SUS estadual”, pontua a diretora.

Trajetória

Lavínia Aragão de Trigo e Loureiro é psicóloga sanitarista; professora e pós-graduada em Gestão de Saúde Pública; especialista em processos educacionais na saúde pelo instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; facilitadora/docente de cursos de especialização desenvolvidos pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Hospital Sírio Libanês e Universidade Federal Fluminense (UFF). Nos últimos três anos esteve como coordenadora Estadual do Núcleo de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde da SES.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta