HU é palco da Quarta Semana Acadêmico-Cultural da UFS

0

HU é palco da Quarta Semana Acadêmico-Cultural da UFS

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi palco, neste mês de novembro, das atividades do curso de medicina da Quarta Semana Acadêmico-Cultural da UFS (IV Semac). Este ano, o Departamento de Medicina (DME) trouxe uma iniciativa de arte e cultura para os estudantes, que puderam participar de palestras, exposição de trabalhos, concursos de literatura e fotografia.

Dentre os palestrantes, foram convidados o professor aposentado da UFS, Henrique Batista, que abriu a semana com o tema “cultura e artes em medicina”, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Ricardo Ayres, com o tema “humanidades em medicina”. Segundo a chefe do DME, Karla Rezende, o objetivo foi promover uma semana de discussões que agreguem novos conhecimentos aos alunos da graduação. “É preciso ampliar a formação do médico, trazendo experiências que melhorem a percepção do cuidado ao paciente e da qualidade dos atendimentos que realizará”, ressaltou.

Além dos debates, o DME preparou dois concursos entre os estudantes. O concurso literário, cujo vencedor foi agraciado com um computador do tipo laptop, buscou novos talentos na prosa e na poesia; o concurso de fotografia, por sua vez, premiou as melhores fotos na temática do cuidado médico. Para encerrar a semana cultural, um grupo de chorinho local fez uma apresentação aos participantes.

Sobre a IV Semac

A IV Semac tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para, efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social, realizado anualmente em todos os campi da UFS, de forma simultânea. Nessa semana, as unidades acadêmicas e administrativas da UFS promovem atividades científicas e culturais.

Por Luís Fernando Lourenço

Deixe Uma Resposta