Georgeo sobre o sistema prisional: “temos que falar menos e fazer mais”

0

Na manhã desta quinta-feira, 20, a aconteceu na Assembleia Legislativa o debate “Sistema Prisional Sergipano e a Sensação de Impunidade Arraigada na População diante aos Alarmantes índices de Violência Constatados”, evento de autoria da Maria Mendonça (PP). O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), participou do evento e fez suas considerações sobre o tema.

Para o parlamentar, toda a sociedade já conhecer os problemas do sistema prisional – tema este debatido em várias oportunidades. Para ele, o momento pede ação. “Temos que falar menos e fazer mais. Até quando vamos ficar só falando e passaremos também a agir?” questionou.

“O diagnóstico em relação ao sistema prisional já foi traçado em mais de uma oportunidade. Todo mundo sabe que hoje tem um déficit em vagas, que há mais detentos provisórios, que um preso quando sai tem dificuldades, que a juventude não tem oportunidades e o crime abraça eles. Mas chegou o momento da gente avançar: sair da retórica e agirmos”, completou o Georgeo.

 Ainda em sua fala, o deputado cobrou do secretário de Justiça, delegado Cristiano Barreto, um dos participantes do debate, que o Governo do Estado promovesse ações concretas para finalmente resolver a crise do sistema prisional que tanto preocupa a sociedade. “Apelamos para que o Estado faça a sua parte, senão a gente vai ficar na retórica anos após anos”, solicitou.

“Como pode reduzir índices de violência sem investir em educação? Os servidores – entre eles os agentes penitenciários – estão com os salários atrasados e isso não tem perspectiva de mudar. Até quando eles vão aguentar essa alta carga de trabalho sem essa valorização do Estado? Além disso, é inadmissível em um pavilhão com 500 detentos ter apenas três agentes penitenciários para fazer a segurança como se vê em alguns presídios. Por isso, chega de falar e vamos agir para que essas questões sejam resolvidas”, finalizou Georgeo.

 Da assessoria

Deixe Uma Resposta