Exposição ‘Tototó do Rio Sergipe’ será lançada no Museu da Gente Sergipana

0

exposicao tototoO Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda receberá na próxima terça-feira, 11 de agosto, às 19h, a exposição ‘Tototó do Rio Sergipe’. Realizada pelo Instituto Banese, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe e Alphaville, com a promoção do Museu da Gente Sergipana, a exposição tem como objetivo divulgar os valores dos tototós e disseminar a importância desse tipo de embarcação que materializa uma tradição, tornando-se patrimônio de Sergipe.

A exposição é um dos resultados de um Termo de Compromisso firmado entre o Iphan  e a Alphaville devido aos impactos causados aos sítios arqueológicos Alphaville I e Alphaville II, localizados no município de Barra dos Coqueiros. O termo previa como medida compensatória a realização de uma pesquisa sobre a história e de um inventário do estado de conservação das 23 tototós em operação, de modo a proporcionar a continuidade sustentável desse patrimônio cultural.

A partir da pesquisa envolvendo levantamento bibliográfico, arquivístico e pesquisa de campo, o visitante da exposição poderá entender o contexto histórico do surgimento das primeiras embarcações tototós no Rio Sergipe e as peculiaridades desse ofício. Características dos tototós e do meio ambiente da região, do modo de fazer as embarcações e a força da cultura dos canoeiros que mantêm viva essa tradição serão retratados por meio de fotografias, vídeo, textos e maquetes de tototós confeccionadas durante a Oficina de Modelismo Naval realizada este ano na Casa de Patrimônio do Iphan, em São Cristóvão.

Em uso desde meados do século XX, os tototós, que durante décadas tiveram grande importância socioeconômica ao transportarem passageiros e carga entre a Barra dos Coqueiros e Aracaju, são portadoras de valores culturais que precisam ser preservados. O Museu da Gente Sergipana, criado para fortalecer o patrimônio cultural de Sergipe e proporcionar contato com manifestações, paisagens naturais e tipos humanos do estado, tem estabelecido uma relação afetuosa de respeito e carinho com essas joias da navegação popular e seus condutores, que será coroada com a exposição.

“O Instituto Banese sente-se honrado em aliar-se ao Iphan para celebrar memórias, saberes e fazeres aglutinados nestas navegações, para que muitas gerações de nativos e visitantes possam também se encantar com o Patrimônio Naval e Humano de Sergipe e assim promovermos a convivência harmoniosa e dinâmica entre passado e presente, com identidades variadas e dinâmicas alimentando o desenvolvimento, a coesão social e a vitalidade do povo sergipano”, afirma Marcelo Rangel, diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese.

A exposição ‘Tototó do Rio Sergipe’ ficará em cartaz no foyer do Museu da Gente Sergipana e poderá ser visitada nos horários de funcionamento do museu, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju. O evento de lançamento é aberto para o público em geral.

Deixe Uma Resposta