Codevasf promove peixamento com 50 mil alevinos e fortalece produção familiar no Alto Sertão de Sergipe

0

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta sexta-feira (5), peixamento em açude público situado no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe. Ao todo foram inseridos 50 mil alevinos das espécies tambaqui e tilápia no açude conhecido como “Barragem do Dnocs”, que encontra-se isolado do rio São Francisco, a dois quilômetros da sede municipal.

Em 2017, o Centro Integrado de Betume já inseriu mais de 1 milhão de alevinos nativos na bacia do rio São Francisco e já estruturou mais de 200 produtores familiares em Sergipe. A ação da Codevasf atende a uma demanda da prefeitura local para a revitalização do açude público. Os alevinos utilizados no peixamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. “Sempre temos nossas demandas atendidas pela Codevasf, que realiza ações importantes em nosso município. O homem do campo não quer esmola, quer oportunidade. É isso que estamos proporcionando agora”, destacou o prefeito Francisco Carlos Nogueira.

Além disso, a Companhia estruturou a apicultura e a pecuária familiar na zona rural de Nossa Senhora da Glória com 60 mil alevinos e três máquinas forrageiras. A iniciativa beneficia mais de 100 produtores rurais e oferece uma importante fonte de segurança alimentar e de geração de renda. As forrageiras, por sua vez, devem facilitar o preparo de ração animal e contribuir para fortalecer a pecuária leiteira, principal vocação econômica do Alto Sertão de Sergipe.

“A Codevasf apoia 28 municípios de Sergipe. Em Nossa Senhora da Glória, já fornecemos mais de 20 forrageiras, fortalecendo uma aptidão do município para o agronegócio e para a produção de leite. Agora, queremos ampliar as ações de inclusão produtiva com kits de irrigação, forrageiras, máquinas de costura”, explica o superintendente regional da Companhia no estado, César Mandarino.

Com a ação desta sexta-feira, sobe para aproximadamente R$ 146 mil o valor investido pela Codevasf em ações de inclusão produtiva no município de Nossa Senhora da Glória desde 2013. Nesse período, a Codevasf estruturou as famílias com 25 kits familiares de apicultura, equipamentos para a Casa de Mel de Nossa Senhora da Glória, 23 máquinas forrageiras e nove kits de irrigação, além de realizar cursos de capacitação.

Ainda como parte das ações em Nossa Senhora da Glória, a Codevasf está contribuindo para o reflorestamento de áreas de Caatinga com a produção de 500 mudas nativas. O senador Antonio Carlos Valadares participou da agenda e destacou outras ações desenvolvidas pela Codevasf na região do semiárido. “A Codevasf tem grande responsabilidade no Nordeste e especialmente no estado de Sergipe. Precisamos de projetos estruturantes, como barragens, represas, poços. Precisamos também garantir o Canal do Xingó, com a união de todos, para ser redenção do sertão”, reforçou.

Em Sergipe, a Codevasf investiu cerca de R$  3,2 milhões em ações de inclusão produtiva desde 2012. Os valores foram aplicados em ações como implantação de 2.950 colmeias e 295 kits familiares de produção apícola e entrega de equipamentos para processamento de mel e pólen a 16 associações de produtores. As ações no setor de apicultura beneficiaram 13 municípios sergipanos.

Ainda no semiárido sergipano, a Codevasf estruturou comunidades rurais com 140 kits de irrigação e 36 máquinas forrageiras destinadas a produtores rurais.”Eu acredito em trabalho feito com várias mãos, em que cada um busca fazer sua parte com respeito à coisa pública. A Codevasf está de parabéns por mais essa ação”, disse o senador Eduardo Amorim durante o evento. “Os parlamentares têm inclusive dado seu apoio à região por meio de emendas. É grande a importância de ações como essa que apoiam diretamente os produtores”, lembrou o deputado federal Valadares Filho.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta