Centenário de Seixas

0

A Assembleia Legislativa e a Academia Sergipana de Letras realizam na próxima segunda-feira (24), às 17 horas, sessão especial em comemoração ao centenário de nascimento do ex-governador João Seixas Dória. Seixas foi deposto do governo de Sergipe na madrugada de 1º de abril de 1964, com a deflagração do golpe militar. Dias antes ele havia participado no Rio de Janeiro, ao lado do então presidente João Goulart, do grande comício na Central do Brasil.

Ficou preso ao lado do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, em Fernando de Noronha/PE, usado pela ditadura como prisão política. Depois da anistia, lançou o livro “Eu, Réu Sem Crime”, contando a sua trajetória e as razões de sua deposição e prisão.

Advogado de formação, Seixas Dória foi deputado estadual, deputado federal, governador, secretário de Estado e escritor. É autor também do livro “Sílvio Romero, jurista e filósofo”. Ocupou a cadeira 32 da Academia Sergipana de Leras.

Na última quarta-feira, a Assembleia aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Ana Lúcia que institui 2017 como o Ano Seixas Dória em defesa dos Direitos Políticos e da Liberdade Democrática.

Por Gilvan Manoel

Deixe Uma Resposta