Almeida Lima visita o Huse e traça estratégias de ampliação das áreas interna e externa do hospital

0

Quando o assunto é melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sai na frente e dá mais um grandioso passo para essa realidade. Na manhã desta terça-feira, 12, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, visitou toda a área interna e externa do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) acompanhado pelo superintendente e gestores do hospital, além de arquitetos e gestores da SES e FHS.

O objetivo da visita foi uma verificação de toda a área hospitalar, a fim de estabelecer projetos de arquitetura e urbanização da área externa, visando ampliar os espaços internos para mais leitos e o melhor atendimento ao usuário e a área externa, para melhor organizar o fluxo de veículos, de pessoas, de ambulâncias e assim melhor estabelecer o atendimento a todos que acessam o hospital.

“Temos a certeza de que logo vamos promover medidas e ações que vão atender esses objetivos. Já pode ser visualizada a elaboração de um projeto de alteração de alguns espaços, hoje utilizados de forma não muito apropriada, sobretudo, para manutenção e equipamentos na atividade-meio quando podem melhor ser aproveitados para atividades fins, criando não menos que 60 novos leitos na área interna, reaproveitando áreas e incorporando a outras já utilizadas, bem como na área externa para facilitar o acesso da população. Vamos elaborar um projeto para avaliação e verificar a possibilidade de execução com recursos próprios que nós temos”, enfatizou o secretário Almeida Lima.

Para quem trabalha com o fluxo de pessoas acima da capacidade, o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, já visualiza uma melhor acomodação para os pacientes e mais qualidade no atendimento desses usuários, além de reduzir a superlotação.

“Muito bem pensado essa estratégia de aproveitar os espaços para ter mais leitos de clínica médica e poder ter acomodação adequada para os pacientes. Já foi visto um espaço que em breve terá uma pequena reforma para diminuir a superlotação do PS, fazendo com que os leitos que estão desativados sejam ativados para receber esses pacientes do pronto socorro. Todas essas medidas acertadas do secretário Almeida Lima, vão fazer os leitos rodarem e mais uma vez o Huse, por conta própria, juntamente com a SES, vai diminuindo com suas próprias forças a superlotação do PS”, afirmou.

De acordo com o arquiteto da SES, Décio Aragão, na ocasião foi discutido todo o contexto hospitalar e sua infraestrutura. “Estamos discutindo toda a infraestrutura do Huse e principalmente os acessos dos pacientes por meio de rampas, já que alguns elevadores danificam e as vezes fazemos o transporte externo através do SRIHA. Estamos planejando tudo para em breve colocar em ação”, enfatizou.

Participaram da visita além do Secretário Almeida Lima, o Superintendente do Huse, Luiz Eduardo Correia, o Diretor Operacional da FHS, Marcos Chou, o Superintendente do SAMU, Márcio França, Diretor de Infraestrutura da SES, Jorge Assis, a Engenheira da SES, Manoela Ubiratan, os Arquitetos, Juliana brandão, Anselmo Araújo e Décio Aragão, além do Coordenador do PS do Huse, Vinícius Vilela, da gerente da Central de Equipamentos do Huse, Izabel Cordeiro e do gerente de Segurança do Huse, Charles Belchior.

Da assessoria

Deixe Uma Resposta